quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Objetos de Coleção: A Memória Social das Coisas

Programa de Disciplina – Ano/Semestre: 2010/2

DEPARTAMENTO DE PROCESSOS TÉCNICO-DOCUMENTAIS (UNIRIO)
CURSOS: Arquivologia; Biblioteconomia; Museologia
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Ciência da Informação - Objetos de Coleção: A Memória Social das Coisas
PROFESSORA: Leila Beatriz Ribeiro
HORÁRIO: Terças, 14:00 – 17:00.


EMENTA
Abordagem de questões contemporâneas pertinentes ao campo da Ciência da Informação

OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Geral:
Discutir o conceito de coleções articulando a idéia de imagens e narrativas no âmbito do simbólico e imaginário, apontando para a construção de uma trajetória informacional cuja constituição patrimonial abarque objetos visíveis e invisíveis.

Específicos:
1. Perceber, a partir da análise de imagens colecionáveis, quais as narrativas experienciadas pelos sujeitos, tendo como pano de fundo o quadro social das memórias coletivas;
2. Traçar as trajetórias informacionais dos objetos colecionáveis visando a construção/representação de suas configurações (arranjo, classificação e manipulação) ;
3. Identificar os processos de construção e os mecanismos de apropriação que os sujeitos elaboram para categorizar objetos materiais e imaginários;
4. Simular a criação de uma coleção coletiva (com objetos de coleções pessoais e/ou objetos a serem colecionáveis)

Categorias e questões:
Coleção, colecionador, objeto, objeto de coleção e lugar de memória. Por que escolhemos trabalhar com essas coleções? Como se problematiza? Por que o colecionador seleciona determinado objeto ao invés de outro? Por que o colecionador “se enxerga” a partir daquela coleção? Como tipificar os objetos? Num primeiro momento há um estranhamento do objeto. Num segundo instante se tipificam naturalmente com referência aos outros também escolhidos. Como se faz a construção dessa catalogação? Todo colecionador encontra a sua.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
As práticas de colecionamento. A coleção como patrimônio. Coleções privadas, públicas e imaginárias. Processo de produção, circulação, consumo e descarte dos objetos. Os objetos, materialidade, intencionalidade e historicidade; seu valor social e ritual, suas significações e re-significações nos diversos espaços/lugares/instituições de memória. Categorias epistemológicas dos objetos. O estatuto do objeto. Tipologias das coleções e dos objetos: materiais, imateriais, imaginários etc. O colecionador como guardião de memória. Tratamento e representação informacional dos objetos de coleção. Métodos e instrumentos de análise dos objetos de coleção: fichas analítico-descritivas, catálogos etc.

METODOLOGIA
Aulas expositivas; apresentação de filmes; debate de textos e filmes. Estudos dirigidos. Construção de um instrumento descritivo-analítico. Oficina. Visitas a instituições de memória.

AVALIAÇÕES
1ª Avaliação: Análise de uma coleção. Construção de uma ficha de análise de objetos de coleção.
2ª Avaliação: Montagem de uma coleção em uma oficina


REFERÊNCIAS

BARTHES, Roland. Aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BENJAMIN, Walter. O colecionador. In: ___. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. p. 237-246.

BLOM, Philip. Ter e manter: uma história íntima de colecionadores e coleções. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BUCAILLE, Richard. PESEZ, Jean-Marie. Cultura material. In: ___ Enciclopédia Einaudi: Homo-Domestificação . Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1989, p.11-47. (V. 16)

COLOQUIO Internacional: Espírito do colecionismo: ciência, cultura e arte. Episteme, Porto Alegre, n.20, p.5-12, jan./jun. 2005.

COSTA, Paulo de Freitas. Sinfonia de objetos: a coleção de Ema Gordon Klabin.São Paulo: Iluminuras, 2007.

GONÇALVES, José Reginaldo S. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: Departamento de Museus e Centros Culturais, 2007. (Coleção Museu, Memória e Cidadania).

MOLES, Abraham A. Teoria dos objetos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981.

MOLES, A. et al. Semiologia dos objetos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1972.

POMIAN, Krzystof. Coleção. In: GIL, Fernando. Memória-História. Porto: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 1984. p. 51- 86.

REVISTA TEMPO BRASILEIRO. Patrimônio imaterial. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, n. 147, out.-dez. 2001 – Trimestral.

RIBEIRO, Leila Beatriz. Mais do que posso contar: Coleções, imagens e narrativas. Rio de Janeiro: UNIRIO/PPGMS, 2006. Projeto de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário